Vem comigo!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pontos de costura à mão - dicas muito, muito úteis!

Olá!

Gente, estava aqui na minha "caminhada virtual" pelos blogs e páginas ligadas às artes manuais quando me deparei com um post da Vila do Artesão, mostrando com desenhos muito simples, pontos de costura à mão para facilitar a vida das costureiras de primeira viagem!

O blog da Vila é muito conhecido das arteiras; mesmo assim, decidi reproduzir aqui o post. Daqui pra frente, é tudo da Vila do Artesão, ok? Vamos lá:

Você é como eu, que entendo de costura tudo assim mais ou menos? Teoricamente até vai, mas na prática, como é mesmo? Tô sempre pedindo socorro pro povo da Vila. Vamos conferir alguns pontos bem básicos de costura à mão para aquelas situações de emergência e também para quem está aprendendo a fazer trabalhos manuais e quer ficar craque.
São muitos os pontos, mas esses são alguns dos mais básicos e dos mais utilizados. É claro que sua máquina faz todos eles e muitos mais, mas tem situações que só uma agulha na mão resolve. Então passe  o fio pelo buraco da agulha, dê um nó lá na ponta e vamos começar.

Ponto de Alinhavo

 Esse é o ponto mais simples, usado para unir os tecidos em costuras temporárias enquanto leva-se à máquina. Para facilitar a sua retirada depois, use uma linha em cor contrastante. Introduza a agulha no tecido dentro e fora numa linha tracejada com espaçamentos iguais.
Ponto Corrido

 O ponto corrido é como o alinhavo, mas com um espaçamento bem menor das linhas tracejadas. Muito usado na màquina de costura, quebra um galho quando uma emenda descostura.

Ponto Atrás
 O ponto atrás é um ponto de costura bem forte, usado para refazer costuras desfeitas. Traga a agulha do nó para o ponto 1. Insira a agulha no tecido no ponto 2 e por trás traga para o ponto 3. Volte atrás para o ponto 4  e recomece o movimento passando a agulha por trás do tecido.
Ponto Luva

O ponto luva é usado para segurar as bordas de tecidos que tem aquela tendência chata de desfiar. Os pontos são feitos na diagonal, sempre pegando 3 ou 4 fios do tecido que você quer proteger. O espaçamento é curto e equidistante.

Ponto Invisível
Extremamente útil o ponto invisível resolve vários problemas. Feito com uma costura bem baixa, usa-se para unir duas bordas dobradas de tecido ou uma borda dobrada e uma plana, ou para fechar um forro ou dar pontos finais em peças de artesanato. Passe as dobras a ferro e esconda o nó na parte dobrada. Traga a agulha para a frente, pegue poucos fios de tecido e retorne para dentro da dobra. Volte com a agulha para fora e repita sucessivamente. A costura não deve aparecer pelo lado de fora, e os pontos maiores ficam do lado do avesso.

Bem bom pra começar, com esses pontos você resolve a maioria dos seus problemas de costura. Em breve vemos outras dicas que vão ajudar a quebrar e remendar seu galho sem que ninguém note.

6 comentários:

  1. Que máximo!!! Eu achom lindfo aqueles pontos que fazem o acabamento mais rustico nas peças e não sabia como, tá ai.
    Obrigada amiga, otimo fds.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu querida,
    Revirei seu blog todinho, é cheinho de belas dicas e suas artes então, lindas, criativas e ainda ensina!!!Adorei tudo!!!Amei a almofada de quadrados em onda, amei seus marca-páginas que voce viu no meu blog, os trabalhos com chita, os seus desenhos são divinos, parabens pelo talento.
    Olha! Vou dizer uma coisa, você vai longe!!!
    E eu quero acompanhar tudinho e não perder nada.
    Beijo grande e você é uma simpatia só!
    Jud-artes.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu,
    menina...vou ter que abrir uma pasta só pra suas dicas, adorei essa dos pontos....a gente pensa que sabe..rsrssrss....O pap da almofada vou guardar com carinho, e um dias desses tento fazer...não achei tãaaaaaoooo simples assim...mas fica um efeito bem bonito.Obrigada por compartilhar conhecimentos...
    bjão
    mari

    ResponderExcluir
  4. Oi linda...
    Adorei os toques, pra falar a verdade sou filha de costureira mas... não me aventurei por estes caminhos não. Fui direto nos pincéis, mas de vez em quando me lanço na costura.
    Parabéns o seu cantinho é um charme...
    Bjs...
    Ah! Também to te seguindo...

    ResponderExcluir
  5. Oi MEnina adorei o seu cantinho o seu jeito especail de falar sobre cada coisa..
    Beijokas....

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica.

    Bem fácil de entender.

    beijos,

    www.demaeparafilhas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quero ouvir vcs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...