Vem comigo!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CONTO



Memórias


Cheguei ao meu destino na hora exata. Às 15 horas, em ponto, estava a encarar o portão e inspirar profundamente em busca de coragem. Empurrei o portão e entrei.

Era uma casa antiga. Telhados altos, janelas trabalhadas e aquele ar de que tudo passa mais lentamente. Muitos cômodos, paredes grossas e o piso que desenhava como um cleidoscópio as estrelas no chão da sala. Os móveis eram escuros, sóbrios, como se guardassem segredos de uma vida inteira.
E guardavam mesmo. Aquela era a casa dos meus avós. Aqui meu pai fora criado. Teria corrido por esse jardim? Pulado essas janelas? Eu não sei. Não conheci meu pai. Estava ali, naquela casa imensa e vazia, porque a recebera por herança de um pai que, em vida, não fora capaz de me legar um ensinamento sequer.

O advogado me esperava lá dentro.

- É uma bela casa. Você teve muita sorte! A maioria só herda as dívidas... - sorriu e me deu um tapinha no meu ombro.

Diante do inoportuno comentário, esbocei um sorriso e percorri a casa inteira, deixando para trás o meu companhante.

- Vai vendê-la? Tem excelente localização, você vai conseguir um bom dinheiro por ela. Se quiser, tenho um amigo...

- Não estou interessado em vendê-la. - atalhei. - Preciso assinar mais alguma coisa?

- Não. - disse o advogado com ar de ofendido - aqui estão as suas chaves e a escritura do imóvel. Boa tarde.

Nem me preocupei em levá-lo até a porta. Estava absorvido pelas memórias que a casa guardava. Não eram minhas, propriamente, mas estava certo de encontrar muitas respostas ali.

Passei aquela sexta e a madrugada do sábado revirando móveis, folheando álbuns de fotografia, lendo diários e montando na minha mente, peça por peça, o quadro da minha família. Descobri bondade e maldade, generosidade e mesquinharia, bons e maus tempos.

Pela manhã estava satisfeito, como quem vem de um banquete. Meu pai gora tinha rosto, sentimentos, fraquezas e virtudes. Era uma pessoa enfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero ouvir vcs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...